Especialista defende sinergia entre universidades e parques tecnológicos

Em um contexto onde a inovação tecnológica avança rapidamente, a interação entre universidades e parques tecnológicos desponta como uma estratégia essencial para impulsionar a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de novas soluções. Segundo Carlos Itsuo Yamamoto, professor titular do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), essa conexão ainda enfrenta barreiras no Brasil, mas apresenta um potencial transformador para a engenharia e a indústria nacional.

Carlos Itsuo Yamamoto

Com uma carreira sólida, Carlos Itsuo Yamamoto possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP), além de uma especialização em Gestão da Qualidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com vasta experiência em reatores químicos, ele também é uma das vozes ativas sobre a necessidade de aproximar a academia das demandas práticas da sociedade.

Durante a entrevista ao site do Confea, ele destacou que a maioria das pesquisas nas universidades brasileiras ainda é muito teórica, com pouca aplicação prática imediata. No entanto, o cenário começa a mudar com a introdução de conceitos como o TRL (Technology Readiness Level), também conhecida como Nível de Maturidade Tecnológica, exigido por editais como os da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Esse avanço, aliado à colaboração com os parques tecnológicos, pode fomentar a criação de startups e a aplicação de tecnologias inovadoras em diferentes setores. Confira a entrevista:

Confea:  Como a universidade enxerga o papel dos parques tecnológicos?
Carlos Itsuo Yamamoto: A universidade vê os parques tecnológicos como algo muito interessante. Ela enxerga a tecnologia sendo desenvolvida, mas, para a maioria dos pesquisadores, os parques ainda são algo um pouco distante. A pesquisa dentro da universidade ainda é muito acadêmica, explorando conceitos na fronteira do conhecimento, mas que não têm, na maioria das vezes, uma aplicação prática imediata. Claro que existem exceções, mas eu diria que cerca de 70% das pesquisas ainda são bastante acadêmicas. 

Recentemente, a academia começou a se preocupar mais com a qualificação da pesquisa, principalmente com a introdução do conceito de TRL (Technology Readiness Level), que tem sido exigido nos editais da Finep. Isso incentiva a busca por um maior grau de maturidade tecnológica para participar desses editais.

Confea: De que forma os parques tecnológicos podem colaborar com as universidades de engenharia?
Carlos Itsuo Yamamoto: A forma mais imediata seria estimular a entrada de pesquisadores da universidade nos parques para aprenderem ou desenvolverem metodologias que coloquem a tecnologia a serviço da sociedade. Isso aumentaria o TRL das atividades e poderia gerar parcerias com a indústria. Um bom caminho seria oferecer estágios para os alunos, principalmente com as novas exigências curriculares de interação com a sociedade. Esse contato entre alunos e o ambiente de desenvolvimento tecnológico poderia inspirar muitos deles a terem uma visão mais prática, ajudando a transformar a engenharia no Brasil. Existe uma crítica à academia de que ela oferece muita teoria e pouca prática, e essa interação com os parques pode preencher essa lacuna.

“ A maioria das pesquisas nas universidades brasileiras ainda é teórica, mas a interação com os parques tecnológicos pode mudar esse cenário.”


Confea: Falando sobre as novas tendências tecnológicas, como a inteligência artificial, como você enxerga a interação entre os parques tecnológicos e a academia nesse sentido?
Carlos Itsuo Yamamoto: A inteligência artificial é um tema que está em alta, e a academia também o trata, mas de forma teórica, devido à falta de infraestrutura adequada, como laboratórios e capacidade computacional. Existem exceções, claro, mas, em média, o parque computacional das universidades é antigo e não tem potência suficiente para pesquisas mais avançadas em IA. Quem trabalha com isso geralmente está em laboratórios que conseguiram projetos e recursos específicos. A interação com parques tecnológicos ajudaria muito, criando um ambiente em que mais alunos e engenheiros formados trabalhem na fronteira do conhecimento aplicado.

Confea: Como os parques tecnológicos estão incentivando a criação de startups?
Carlos Itsuo Yamamoto:  A criação de startups é uma das funções dos parques tecnológicos. Eles oferecem um ambiente propício para que pequenas empresas, muitas vezes formadas por grupos de alunos, se especializem e cresçam. As startups que ancoram em um parque tecnológico têm acesso a um ambiente com alta densidade tecnológica, o que facilita o desenvolvimento de novas tecnologias. No entanto, a interação da academia com essas startups acaba sendo limitada. A academia ajuda no início, mas, à medida que a empresa se estabelece, a ligação com a universidade vai ficando mais fraca, porque a prioridade passa a ser a sobrevivência e o crescimento da empresa.

Confea: Quais são os principais desafios para o desenvolvimento de parques tecnológicos no Brasil?
Carlos Itsuo Yamamoto:  Um dos grandes desafios é geográfico. No Brasil, não temos parques tecnológicos nas principais capitais ou cidades com universidades de maior potencial. E muitos parques são criados sem um entendimento claro do que fazer. O ideal é ter empresas âncoras que invistam em um tema específico e demonstrem competência, mas isso nem sempre acontece. Além disso, a burocracia para aquisição de bens e insumos pela universidade torna difícil a gestão de um parque, já que processos como licitações são demorados e inviabilizam a agilidade necessária para a pesquisa.

Confea: Para finalizar, qual a sua visão sobre o futuro da interação entre universidades e parques tecnológicos no Brasil?
Carlos Itsuo Yamamoto:  Eu acredito que, se essa interação for bem estimulada, o Brasil pode crescer muito nas próximas décadas. O país precisa de mais engenharia e de gerar tecnologia própria, para não depender de tecnologia estrangeira. Os brasileiros são muito criativos, especialmente por causa das dificuldades que enfrentam para conseguir recursos. Essa sinergia entre universidades e parques tecnológicos pode ser extremamente benéfica para o desenvolvimento do país.

Saiba mais
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a plataforma Inovalink — fruto de uma parceria entre o MCTI, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) — agrega uma vasta base de dados sobre incubadoras, aceleradoras de negócios e empresas de inovação no Brasil. 

Atualmente, o país conta com 64 parques tecnológicos em operação, dos quais 82% estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste. Esse fato pode ser atribuído às condições econômicas mais favoráveis dessas regiões e à presença de um sólido sistema científico e tecnológico, que, conforme a literatura especializada, é o principal fator de sucesso para parques tecnológicos. Além disso, há 42 parques em estágio de implantação e outros 7 em fase de planejamento.
 

Fonte: Inovalink


Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea 

FONTE: CONFEA.ORG.BR

1. Termos

Ao acessar ao site da AMEAG-CE, concorda em cumprir estes termos de serviço, todas as leis e regulamentos aplicáveis ​​e concorda que é responsável pelo cumprimento de todas as leis locais aplicáveis. Se você não concordar com algum desses termos, está proibido de usar ou acessar este site. Os materiais contidos neste site são protegidos pelas leis de direitos autorais e marcas comerciais aplicáveis.

2. Uso de licença

É concedida permissão para baixar temporariamente uma cópia dos materiais (informações ou software) no site da AMEAG-CE, apenas para visualização transitória pessoal e não comercial. Esta é a concessão de uma licença, não uma transferência de título e, sob esta licença, você não pode:

  1. modificar ou copiar os materiais;
  2. usar os materiais para qualquer finalidade comercial ou para exibição pública (comercial ou não comercial);
  3. tentar descompilar ou fazer engenharia reversa de qualquer software contido no site da AMEAG-CE;
  4. remover quaisquer direitos autorais ou outras notações de propriedade dos materiais; ou
  5. transferir os materiais para outra pessoa ou ‘espelhe’ os materiais em qualquer outro servidor.


Esta licença será automaticamente rescindida se você violar alguma dessas restrições e poderá ser rescindida pela AMEAG-CE a qualquer momento. Ao encerrar a visualização desses materiais ou após o término desta licença, você deve apagar todos os materiais baixados em sua posse, seja em formato eletrónico ou impresso.

3. Isenção de responsabilidade

  1. Os materiais no site da AMEAG-CEsão fornecidos ‘como estão’. O site da AMEAG-CE não oferece garantias, expressas ou implícitas, e, por este meio, isenta e nega todas as outras garantias, incluindo, sem limitação, garantias implícitas ou condições de comercialização, adequação a um fim específico ou não violação de propriedade intelectual ou outra violação de direitos.
  2. Além disso, o site da AMEAG-CE não garante ou faz qualquer representação relativa à precisão, aos resultados prováveis ​​ou à confiabilidade do uso dos materiais em seu site ou de outra forma relacionado a esses materiais ou em sites vinculados a este site.


4. Limitações

Em nenhum caso o site da AMEAG-CE ou seus fornecedores serão responsáveis ​​por quaisquer danos (incluindo, sem limitação, danos por perda de dados ou lucro ou devido a interrupção dos negócios) decorrentes do uso ou da incapacidade de usar os materiais no site da AMEAG-CE, mesmo que o site da AMEAG-CE ou um representante autorizado da site da ABES-BA tenha sido notificado oralmente ou por escrito da possibilidade de tais danos. Como algumas jurisdições não permitem limitações em garantias implícitas, ou limitações de responsabilidade por danos conseqüentes ou incidentais, essas limitações podem não se aplicar a você.


5. Precisão dos materiais

Os materiais exibidos no site da AMEAG-CE podem incluir erros técnicos, tipográficos ou fotográficos. O site da AMEAG-CE não garante que qualquer material em seu site seja preciso, completo ou atual. O site da AMEAG-CE pode fazer alterações nos materiais contidos em seu site a qualquer momento, sem aviso prévio. No entanto, o site da AMEAG-CE não se compromete a atualizar os materiais.

6. Links

O site da AMEAG-CE não analisou todos os sites vinculados ao seu site e não é responsável pelo conteúdo de nenhum site vinculado. O uso de qualquer site vinculado é por conta e risco do usuário.

Modificações

O site da AMEAG-CE pode revisar estes termos de serviço do site a qualquer momento, sem aviso prévio. Ao usar este site, você concorda em ficar vinculado à versão atual desses termos de serviço.

Lei aplicável

Estes termos e condições são regidos e interpretados de acordo com as leis do site da AMEAG-CE e você se submete irrevogavelmente à jurisdição exclusiva dos tribunais naquele estado ou localidade.

Sobre a política de cookies

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies.

Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade.

Você pode a qualquer momento alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.

Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade.

Seu consentimento se aplica aos seguintes domínios: www.ameag.com.br

Seu estado atual: Nenhum consentimento dado. Gerencie seu consentimento.

O que são cookies?

Cookies são pequenos arquivos de texto usados ​​para armazenar informações. Os cookies são armazenados no seu dispositivo quando o site é carregado no seu navegador. Esses cookies nos ajudam a fazer o site funcionar corretamente, tornar o site mais seguro, proporcionar uma melhor experiência ao usuário e entender como o site funciona e analisar o que funciona e onde precisa ser aprimorado.

Como usamos cookies?

Como a maioria dos serviços on-line, nosso site usa cookies de terceiros para diversas finalidades. Os cookies primários são principalmente necessários para que o site funcione da maneira correta e não coletam nenhum dos seus dados de identificação pessoal.

Os cookies de terceiros usados ​​em nossos sites são usados ​​principalmente para entender o desempenho do site, como você interage com nosso site, mantém nossos serviços seguros, fornece anúncios relevantes para você e, em geral, fornece uma melhor e melhorada experiência do usuário e ajude a acelerar suas futuras interações com nosso site.

Que tipo de cookies usamos?

Essencial: alguns cookies são essenciais para que você possa experimentar todas as funcionalidades do nosso site. Eles nos permitem manter sessões de usuários e evitar ameaças à segurança. Eles não coletam ou armazenam nenhuma informação pessoal. Por exemplo, esses cookies permitem que você faça login na sua conta e adicione produtos à sua cesta e faça o checkout com segurança.

Estatísticas: esses cookies armazenam informações como o número de visitantes do site, o número de visitantes únicos, quais páginas do site foram visitadas, a fonte da visita etc. Esses dados nos ajudam a entender e analisar o desempenho e desempenho do site. onde precisa de melhorias.

Marketing: Nosso site exibe anúncios. Esses cookies são usados ​​para personalizar os anúncios que mostramos a você para que sejam significativos para você. Esses cookies também nos ajudam a acompanhar a eficiência dessas campanhas publicitárias.
As informações armazenadas nesses cookies também podem ser usadas por fornecedores de anúncios terceirizados para mostrar anúncios em outros sites também no navegador.

Funcionais: estes são os cookies que ajudam certas funcionalidades não essenciais em nosso site. Essas funcionalidades incluem incorporar conteúdo como vídeos ou compartilhar conteúdo no site nas plataformas de mídia social.

Preferências: esses cookies nos ajudam a armazenar suas configurações e preferências de navegação, como preferências de idioma, para que você tenha uma experiência melhor e eficiente em futuras visitas ao site.

Como posso controlar as preferências de cookies?

Caso decida alterar suas preferências posteriormente na sessão de navegação, clique na guia “Configuração de Cookies” na tela. Isso exibirá o aviso de consentimento novamente, permitindo que você altere suas preferências ou retire seu consentimento completamente.

Além disso, navegadores diferentes fornecem métodos diferentes para bloquear e excluir cookies usados ​​pelos sites.

Você pode alterar as configurações do seu navegador para bloquear/excluir os cookies.

Informações gerais e definições

AMEAG-CE – Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências valoriza e respeita a privacidade de todos os usuários e para demonstrar seu compromisso em proteger a privacidade e os dados pessoais de cada pessoa ligada à Instituição, criou sua “Política de Privacidade”, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados e demais leis sobre o tema. Os preceitos aqui contidos, descrevem de que forma sua privacidade é protegida ao coletarmos, tratarmos e armazenarmos suas informações pessoais. Seguimos um código de conduta que representa a missão, a visão e os valores da AMEAG-CE, feito com o objetivo de orientar e retratar quais os valores prioritários da Organização, desde sua concepção, sempre visando uma atuação ética de todos os seus colaboradores.

Definições

Usuário: todas as pessoas físicas que utilizarão ou visitarão o(s) site(s) e/ou aplicativo(s), maiores de 18 (dezoito) anos ou emancipadas e totalmente capazes de praticar os atos da vida civil ou os absolutamente ou relativamente incapazes devidamente representados ou assistidos.

Dados Pessoais: significa quaisquer informações fornecidas e/ou coletadas pelo AMEAG-CE, por qualquer meio, ainda que públicos, que:

a) identifiquem, ou que, quando usadas em combinação com outras informações tratadas pelo AMEAG-CE , identifiquem um indivíduo; ou

b) por meio das quais a identificação ou informações de contato de uma pessoa física possam ser derivadas.

Os dados pessoais podem estar em qualquer mídia ou formato, inclusive registros eletrônicos ou computadorizados, bem como em arquivos baseados em papel.

Os dados pessoais, no entanto, não incluem telefone comercial, número de celular comercial, endereço comercial e e-mail comercial.

Finalidade: o objetivo, o propósito que desejamos alcançar a partir de cada ato de tratamento das informações pessoais.

Necessidade: justificativa pela qual é estritamente necessário coletar dados pessoais, para atingir a finalidade, evitando-se a coleta excessiva.

Bases legais: fundamentação legal que torna legítimo o tratamento de dados pessoais para uma determinada finalidade prévia por parte da AMEAG-CE.

Consentimento: autorização expressa e inequívoca, dada pelo usuário titular do dado pessoal, para que a AMEAG-CE trate seus dados pessoais para uma finalidade previamente descrita, na qual a base legal necessária para o ato demande a autorização expressa do titular.

Esta política se aplica, em geral, a todos os usuários e potenciais usuários dos nossos serviços, incluindo usuários dos sites ou outros meios operados pela AMEAG-CE e resume como a poderemos coletar, produzir, receptar, classificar, utilizar, acessar, reproduzir, transmitir, distribuir, processar, arquivar, armazenar, eliminar, avaliar ou controlar a informação, modificar, comunicar, transferir, difundir ou extrair os dados coletados, incluindo as informações de identificação pessoal, de acordo com as bases legais aplicáveis e todas as leis de privacidade e proteção de dados em vigor.

Ao acessar e/ou utilizar nosso site, o usuário declara ter no mínimo 18 (dezoito) anos e ter capacidade plena e expressa para a aceitação dos termos e condições desta “Política de Privacidade” e do “Termo de Consentimento” para todos os fins de direito.

Caso o usuário não se enquadre na descrição acima e/ou não concorde, ainda que em parte, com os termos e condições contidos nesta “Política de Privacidade”, não deverá acessar e/ou utilizar nossos serviços, bem como os sites e serviços por nós operados.

Coleta e uso de informações

O usuário está ciente de que fornece informação de forma consciente e voluntária por meio de formulários, etc; ou por meio do nosso site. Quando o usuário realiza o cadastro e/ou preenche um dos nossos formulários, determinados dados pessoais solicitados serão mantidos em sigilo e serão utilizadas apenas para o propósito que motivou o cadastro.

Compartilhamento e tratamento de informações pessoais

A AMEAG-CE não disponibilizará dados pessoais coletados em nosso site sem seu expresso consentimento e não poderá divulgar os dados pessoais coletados a terceiros, exceto nas seguintes situações e nos limites exigidos e autorizados pela Lei:

a) Com os seus clientes e parceiros quando necessário e/ou apropriado à prestação de serviços relacionados;

b) Com as empresas e indivíduos contratados para a execução de determinadas atividades e serviços em nome da AMEAG-CE;

c) Com fornecedores e parceiros para consecução dos serviços contratados com a AMEAG-CE (como tecnologia da informação, contabilidade, entre outros);

d) Para propósitos administrativos como: pesquisa, planejamento, desenvolvimento de serviços, segurança e gerenciamento de risco; e

e) Quando necessário em decorrência de obrigação legal, determinação de autoridade competente, ou decisão judicial.

Nas hipóteses de compartilhamento de dados pessoais com terceiros, todos os sujeitos mencionados nos itens I a IV deverão utilizar os dados pessoais partilhados de maneira consistente e de acordo com os propósitos para os quais foram coletados (ou com os quais o usuário consentiu previamente) e de acordo com o que foi determinado por esta “Política de Privacidade”, outras declarações de privacidade de website ou países, e todas as leis de privacidade e proteção de dados aplicáveis.

Motivos legais para divulgação dos seus dados

Em certas circunstâncias, a AMEAG-CE poderá divulgar dados pessoais, na medida necessária ou apropriada, para órgãos governamentais, consultores e outros terceiros com o objetivo de cumprir com a legislação aplicável ou com uma ordem ou intimação judicial ou, ainda, se a AMEAG-CE acreditar de boa-fé que tal ação seja necessária para:

a) Cumprir com uma legislação que exija tal divulgação;

b) Investigar, impedir ou tomar medidas relacionadas a atividades ilegais suspeitas ou reais ou para cooperar com órgãos públicos ou para proteger a segurança nacional;

c) Execução de seus contratos;

d) Investigar e se defender contra quaisquer reivindicações ou alegações de terceiros;

e) Proteger a segurança ou a integridade dos serviços (por exemplo, o compartilhamento com empresas que estão sofrendo ameaças semelhantes);

f) Exercer ou proteger os direitos, a propriedade e a segurança da AMEAG-CE;

g) Proteger os direitos e a segurança pessoal de seus funcionários, usuários ou do público;

h) Em caso de venda, compra, fusão, reorganização, liquidação ou dissolução da AMEAG-CE.

A AMEAG-CE dará ciência aos respectivos usuários sobre eventuais demandas legais que resultem na divulgação de informações pessoais, a menos que tal comunicação seja vedada por lei ou proibida por mandado judicial ou, ainda, se a requisição for emergencial. A AMEAG-CE poderá contestar essas demandas se julgar que as solicitações são excessivas, vagas ou feitas por autoridades incompetentes.

Segurança de informações pessoais

Todas os Dados Pessoais serão guardados na base de dados da AMEAG-CE ou em base de dados mantidas “na nuvem” pelos fornecedores de serviços contratados pela AMEAG-CE, os quais estão devidamente de acordo com a legislação de dados vigente.

A AMEAG-CE e seus fornecedores utilizam vários procedimentos de segurança para proteger a confidencialidade, segurança e integridade de seus Dados Pessoais, prevenindo a ocorrência de eventuais danos em virtude do tratamento desses dados.

Embora a AMEAG-CE utilize medidas de segurança e monitore seu sistema para verificar vulnerabilidades e ataques para proteger seus Dados Pessoais contra divulgação não autorizada, mau uso ou alteração, o Usuário entende e concorda que não há garantias de que as informações não poderão ser acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas por violação de qualquer uma das proteções físicas, técnicas ou administrativas.

Retenção de dados

a) A AMEAG-CE reterá seus dados pessoais e manterá seus dados armazenados até eventual requerimento de exclusão, ou até o término do tratamento dos dados.

b) Poderemos vir a manter seus dados pessoais após receber seu pedido de exclusão ou após a finalização dos prazos de tratamento, caso seja necessário para cumprimento de obrigações legais, resolver disputas, manter a segurança, evitar fraudes e abuso e garantir o cumprimento de contratos.

Base legais para processamentos

A AMEAG-CE apenas trata dados pessoais em situações em que está autorizada legalmente ou mediante seu expresso e inequívoco consentimento do usuário.

Conforme descrito na presente Política, temos bases legais para coletar, produzir, receptar, classificar, utilizar, acessar, reproduzir, transmitir, distribuir, processar, arquivar, armazenar, eliminar, avaliar ou controlar a informação, modificar, comunicar, transferir, difundir ou extrair dados sobre o usuário.

As bases legais incluem seu consentimento, contratos e procedimentos preliminares contratuais (em que o processamento é necessário para firmar o contrato com o usuário) e interesses legítimos, desde que tal processamento não viole seus direitos e liberdades, conforme se pode verificar na “Tabela de Finalidades”.

Tais interesses incluem proteger o usuário e a AMEAG-CE de ameaças, cumprir a legislação aplicável, o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, habilitar a realização ou administração dos negócios, incluindo controle de qualidade, relatórios e serviços oferecidos, gerenciar transações, entender e melhorar os serviços e relacionamentos com os associados e permitir que os usuários encontrem oportunidades econômicas.

O usuário tem o direito de negar ou retirar o consentimento fornecido a AMEAG-CE, quando esta for a base legal para tratamento dos dados pessoais, podendo a AMEAG-CE encerrar a consecução de seus serviços para este usuário na hipótese de ocorrência de tal solicitação.

Direito de acessar e controlar seus dados pessoais

A AMEAG-CE oferece ao usuário diversas opções do que fazer com seus dados pessoais coletados, tratados e armazenados, incluindo sua exclusão e/ou correção. O usuário pode:

a) Excluir dados: o usuário pode solicitar a exclusão de alguns dos seus dados pessoais (por exemplo, se eles não são mais necessários para lhe fornecer os serviços).

b) Alterar ou corrigir dados: o usuário pode editar ou solicitar a edição de alguns dos seus dados pessoais. O usuário também pode solicitar atualizações, alterações ou correções de seus dados em determinados casos, principalmente se eles estiverem incorretos.

c) Colocar objeções, limites ou restrições ao uso de dados: o usuário pode solicitar a interrupção do uso de todos ou alguns de seus dados pessoais (por exemplo, se não tivermos o direito de continuar a usá-los), ou limitar a nossa utilização de tais dados (por exemplo, se seus dados pessoais estiverem incorretos ou armazenados ilegalmente), destacando-se que a AMEAG-CE poderá tratar os dados pessoais de acordo com as bases legais listadas na “Tabela de Finalidades”.

d) O usuário tem direito de acessar ou levar seus dados: o usuário pode solicitar uma cópia dos seus dados pessoais e dos dados que o usuário forneceu em um formato legível sob a forma impressa ou por meio eletrônico. O usuário pode fazer as solicitações listadas acima entrando em contato por meio do e-mail: ameagceara@gmail.com e estes pedidos serão considerados de acordo com as leis aplicáveis.

Revisões à Política

Caso a AMEAG-CE modifique esta “Política de Privacidade“, tais alterações serão publicadas de forma visível no nosso site. Esta Política é válida a partir de 08/08/2019. Caso o usuário tenha quaisquer questões a respeito das políticas de privacidade do website, por favor, entre em contato conosco, por meio do e-mail: ameagceara@gmail.com.